Há risco de chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento
O calor deve dar uma "trégua" aos capixabas nos próximos dias. De acordo com informações do Climatempo, a partir desta quinta-feira (27), as condições de chuva aumentam sobre Belo Horizonte e os municípios que fazem divisa entre o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
Na sexta-feira (28), o dia começa instável no sul de Minas Gerais e na zona da mata mineira. Nestas áreas, pode chover a qualquer hora dia com forte intensidade. No triângulo mineiro, Grande Belo Horizonte e na Grande Vitória, o sol aparece, faz calor e como a umidade continua alta as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva com raios.
Tendência
No fim de semana, as áreas de instabilidade ficam mais concentradas em Minas Gerais o que aumenta ao risco de temporais em áreas do centro-sul do estado. No sábado, o sul capixaba incluindo a Grande Vitória, podem registrar volumes de chuva expressivos.
Alerta da Marinha
A Marinha emitiu um alerta sobre ventos intensos para o litoral sul do Espírito Santo. De acordo com o órgão, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica em alto mar pode provocar ventos de até 60km/h. O aviso é válido até sexta-feira (28).
Entenda a ordem dos candidatos, o que pode e não pode, horários de votação e que documentos é preciso levar para a seção eleitoral
Faltam apenas 10 dias para o primeiro turno das eleições 2018. No domingo, 07 de outubro, os eleitores brasileiros vão às urnas para escolherem os representantes para os próximos quatro anos. Caso haja um segundo turno, este será realizado no dia 28 de outubro, último domingo do mês.
Além da indefinição de qual candidato escolher, é comum que ainda ocorram muitas dúvidas nesta reta final de campanha. Qual a ordem de votação? Qual o horário das seções? Que documento posso levar? As dúvidas são muitas, mas não é um bicho de sete cabeças.
Documentos
No dia da eleição, o eleitor deve portar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, Documento Nacional de Identidade (DNI), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.
O Título de Eleitor não é um documento obrigatório, mas é importante tê-lo em mãos para que se localize na zona e seção eleitoral. Uma novidade deste ano é o e-Título, um aplicativo que pode substituir a versão impressa. Quem já fez o recadastramento biométrico já pode usar o mesmo sem a necessidade de um outro documento, pois já aparece a foto. O app pode ser baixado para Android eIOS.
Ordem de votação
Neste ano, os eleitores vão escolher seis candidatos. O primeiro voto será para Deputado Federal, com número composto por 4 dígitos. Na sequência, o número digitado é composto por 5 dígitos, para Deputado Estadual. O terceiro e quarto votos são para Senadores, são 3 dígitos em cada número.
O penúltimo voto é destinado ao candidato ao cargo de Governador do Estado. O número é composto por 2 dígitos. Por fim, o eleitor escolhe o candidato à Presidência da República. O número também é composto por 2 dígitos.
Tanto no primeiro, quanto no segundo turno das eleições, o horário de votação é de 8h às 17 horas, respeitando o fuso horário local. Caso encerre o horário, os eleitores que ainda estiverem nas filas devem entregar o documento aos mesários. Os que chegarem atrasados, não poderão mais votar.
O que pode e não pode
Os eleitores precisam cumprir algumas regras nos locais e no dia da votação. A preferência por candidatos podem ser demonstradas por meio do uso de bandeiras, broches ou adesivos, desde que a manifestação seja individual e silenciosa. Camisas e boné com nome e número do candidato também são permitidas, desde que estes objetos tenham sido feitas pelo eleitor.
Caso haja concentração de pessoas com camisas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos de candidatos e partidos, pode ser considerado propaganda, que é entendido como crime eleitoral. Uso de alto-falantes, caixas de som, comícios e carreatas também são proibidas.
Tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou não votar também não pode. A mesma regra é valida para a propaganda de boca de urna, distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos.
O uso de celulares, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto. Também é vetada a venda bebidas alcoólicas das 6 horas até as 18 horas no dia da eleição.
Impedir o voto de outro eleitor pode acarretar em reclusão de 4 a 6 anos e pagamento de multa, conforme artigo 302 do Código Eleitoral.
Oferecer ou dar alguma vantagens a eleitores para ganhar votos é passível de reclusão de até 4 anos e pagamento de multa (art. 299 do Código Eleitoral), pagamento de multa e cassação do registro de candidatura ou diploma de eleito, no caso de candidatos (art. 41-A da Lei das Eleições).
Realização de boca de urna, propaganda política ou usar alto-falantes pode levar o infrator à detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa, com base no artigo 39, parágrafo 5º da Lei das Eleições.
De acordo com o titular da DCCT, delegado Henrique Vidigal, uma das vítimas, que é portadora de necessidades especiais procurou a polícia e fez a denúncia
Um homem foi preso após a descoberta que ele se passava por um oficial da Polícia Militar para a prática de furtos na Grande Vitória. Sandro Zacarias, 46 anos, foi detido em flagrante na tarde desta quarta-feira (26), em Vila Velha.
Uma das vítimas descobriu que, na internet, ele se passava por oficial da Polícia Militar. Ele foi preso por policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra Transporte de Cargas (DCCTC).
De acordo com o titular da DCCT, delegado Henrique Vidigal, uma das vítimas, que é portadora de necessidades especiais, procurou a polícia e fez a denúncia. “Ela relatou que, na última segunda-feira (24), havia sido furtada por um homem que se identificava na internet como oficial da Polícia Militar. A vítima alegou ter ficado muito abalada com ocorrido, pois o suspeito havia levado seu telescópio, instrumento que ela utiliza para minimizar sua deficiência visual”, explicou.
Após a denúncia da vítima, a polícia conseguiu identificar e prender o suspeito em Vila Velha, quando ele tentava cometer outro furto. Sandro confessou ter furtado mais de dez vítimas na Grande Vitória. Na casa dele foram encontrados diversos objetos que podem ser produtos roubados ou furtados pelo suspeito.
Sandro possui passagens pela justiça por tráfico de drogas, homicídio e estelionato. Ele foi autuado por furto qualificado e falsidade ideológica e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Pelo menos seis viaturas acompanham a movimentação do bairro
O bairro Prolar, em Cariacica, vive momentos de medo nesta quinta-feira (27). Um toque de recolher foi imposto na região, por volta das 11 horas, e fechou supermercados, lojas e escolas do bairro. Nas ruas, a movimentação é de poucas pessoas.
Logo após a imposição do toque de recolher, a Polícia Militar foi acionada e permanece no local. Pelo menos seis viaturas acompanham a movimentação do bairro.
Segundo o tenente da Polícia Militar, a motivação do toque de recolher pode ter ligação com um assassinato ocorrido nesta quarta-feira (26), em Vila Cajueiro, bairro próximo ao local, quando um homem, não identificado, foi morto com tiros na cabeça, no braço e na nuca.
Em uma creche municipal do bairro, as aulas funcionaram normalmente no período da manhã. Por nota, a Prefeitura de Cariacica informou que as aulas do período da tarde estão suspensas.
O reforço de policiamento foi realizado com viaturas do 7° Batalhão e da Força Tática. Em pouco menos de uma hora de operação, oito abordagens a suspeitos foram realizadas por militares em diferentes locais do bairro, mas ninguém foi detido.
Denúncia de populares do bairro, repassada para policiais militares estão desencontradas. De acordo com o capitão Monteiros Santos, as denúncias são de que os suspeitos estavam de bicicleta, moto ou um carro, mas as informações ainda estão sendo averiguadas pela polícia.
O corpo da pessoa assassinada foi encontrado numa área de mangue, conhecida como Pedrinha, na região de Vila Cajueiro. A vítima estava com ferimentos provocados por tiros na cabeça, na nuca e no braço esquerdo.
Quinze armadilhas utilizadas para captura de Guaiamuns (crustáceo em ameaça de extinção) foram apreendidas pela equipe de fiscalização da Prefeitura de Aracruz no último final de semana. As “ratoeiras”, como são popularmente conhecidas, foram encontradas em uma área de manguezal na região do Sauê, litoral do município.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), os materiais estavam em locais estratégicos para a captura do Guaiamum. A equipe fazia a patrulha quando se deparou com as armadilhas.
“Elas estavam dispostas na parte seca do manguezal, que é um local de fácil acesso por estar próximo ao asfalto. Dentro das armadilhas encontramos três Guaiamuns de porte pequeno. Dois machos e uma fêmea”, relata o guarda ambiental, Ronnie Gonçalves.
Os animais foram devolvidos ao manguezal e as armadilhas apreendidas e levadas à SEMAM.
Patrulhamento dia e noite Para manter a preservação dos manguezais de Aracruz, a equipe de fiscalização ambiental atua dia e noite, realizando rondas em áreas comuns para pesca e cata de crustáceos, com apoio de motos e carros.
Durante o período de andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado. “A Secretaria do Meio Ambiente se compromete em fiscalizar e preservar os manguezais que, além de serem Áreas de Preservação Ambiental, é importante para famílias que dependem do mangue para o sustento. Além disso, a fiscalização nesses locais é realizada em atendimento a uma Portaria Estadual”, explica o secretário de meio ambiente, Wagner Carmo.
Denúncias
Quem flagrar práticas ilegais em manguezais ou em outras áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.
Os telefones para denúncias são: 27 9 9971-4462 e 3270 7065.
O Desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), chega em Aracruz nesta sexta-feira (28/09). O Magistrado foi convidado pelo prefeito Jones Cavaglieri para palestrar no 1º Seminário Municipal de Direito e Saúde, que terá como tema - Direito Fundamental à Saúde: a responsabilidade dos entes federativos, dos profissionais de saúde e o papel do judiciário -. Ele acontece no auditório do SESC, centro, às 15h. Sua palestra terá como foco a intervenção do Poder Judiciário na judicialização do Direito à Saúde, mostrando como o Direito à Saúde não é prestado de forma satisfatória pelo Estado, sendo a saúde um direito e dever, onde o estado deve garantir, mediante políticas sociais e econômicas, a redução do risco de doença e de outros agravos, além do acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Visita Inédita Aracruz será o primeiro município do estado do Espírito Santo a receber a visita do desembargador, que na oportunidade, também será honrado pela municipalidade com a entrega da Comenda Monsenhor Guilherme Schmitz, feita pelo prefeito Jones Cavaglieri. Trata-se de um horaria conferida a pessoas e instituições de merecida e comprovada dedicação tanto aos municípios, quanto aos Estados e ao País.
O prefeito comentou sobre a comenda e porque a municipalidade fará a entrega. “Essa comenda foi instituída pelo padre Monsenhor Guilherme Schimitz que fundou o único hospital que existe no município. Ela é direcionada a todas as pessoas, que de alguma forma contribuem com serviços relevantes, como nesse caso, a melhoria da saúde pública. Apesar de ele ser um juiz criminalista, é um grande estudioso da saúde pública e membro do Comitê Executivo do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desta forma, reconhecendo seus esforços e empenho na busca para que o estado arque com suas obrigações e ofereça uma saúde de qualidade ao cidadão, resolvemos homenageá-lo”, explica.
Comenda Monsenhor Guilherme Schmitz A criação da Comenda Monsenhor Guilherme Schmitz foi uma indicação da ex Vereadora e ex primeira-dama de Aracruz, Senhora Marideia Rosa Bitti. Por meio do Decreto nº 5.674, de 29/11/1994, que dispõe sobre a concessão da comenda, o prefeito da época, Primo Bitti, decretou a outorga da concessão que será conferida a pessoas e instituições de merecida e comprovada dedicação ao Município, ao Estado e ao País.
A pessoa ou instituição a ser condecorada deve ter comprovadamente prestado serviços relevantes às diversas áreas: sociais, educacionais, humanitárias, comerciais, culturais, científicas, tecnológicas e de saúde.
Cerca de 44 alunos das escolas de Coqueiral e do Balneário Praia do Sauê irão se formar pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A Cerimônia acontece nesta quinta-feira (27/09), às 19h, na EMEF Coqueiral. O evento é uma realização da Polícia Militar do Espírito Santo sob o Comando Ostensivo Norte e do 5º BPM de Aracruz, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação.
Policiais treinados No Proerd os policiais são treinados, preparados e utilizam uma metodologia específica e especialmente voltada às crianças e adolesces, justamente com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da grande importância que é ficar afastado dessas substâncias nocivas à saúde.
O programa oferece estratégias para reforçar os fatores de proteção à escola, família e à comunidade. São oferecidas aulas ministradas com base no livro do estudante “Caindo na Real”, que apresenta lições e conhecimentos básicos sobre os malefícios e a violência que esta inserida nessa questão. Dessa forma, os alunos são orientados a tomar decisões firmes para priorizar sua vida e de sua família.
Emendando trabalhos importantes há praticamente três décadas, é lembrado por diversos filmes e já foi premiado com o Oscar em duas ocasiões - por 'Ali' e 'À Procura da Felicidade'
O ator Will Smith completou 50 anos de idade nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2018. Emendando trabalhos importantes há praticamente três décadas, é lembrado por diversos filmes e já foi premiado com o Oscar em duas ocasiões - por 'Ali' e 'À Procura da Felicidade'. Confira alguns trabalhos de Will Smith:
'Um Maluco no Pedaço'
O seriado, que foi produzido entre 1990 e 1996, foi o responsável por alçar a carreira de Will Smith ao estrelato na televisão - antes era relativamente conhecido apenas no mundo da música
No começo do mês de setembro, a dupla eternizada na série, formada por Will Smith e Alfonso Ribeiro se reencontrou e Alfonso compartilhou uma foto do momento com seus fãs nas redes sociais.
'Ali'
Foi interpretando o lutador Muhammad Ali que Will Smith conquistou seu primeiro Oscar, na categoria de melhor ator principal em 2002.
'MIB - Homens de Preto'
Will deu vida ao Agente J., parceiro de K. (Tommy Lee Jones) em uma espécie de 'polícia interespacial' que cuidava de alienígenas vivendo entre os seres humanos.
'Lei de Cada Dia'
Lançado em 1992, foi o primeiro filme em que Will Smith atuou. Ele interpretava um pedinte que não tinha as pernas e utilizava uma cadeira de rodas.
'Hitch, o Conselheiro Amoroso'
Nesta comedia romântica, o ator dava conselhos para que outros homens se dessem bem em seus relacionamentos.
'Eu Sou a Lenda'
No drama apocalíptico, o ator passava a maior parte do tempo contracenando apenas com um cachorro - e posteriormente com outros dois personagens, uma mulher e um garoto, vividos por Alice Braga e Dash Mihok. .
'Bad Boys'
Ao lado de Martin Lawrence, deu vida ao personagem Mike nos filmes 'Bad Boys'.
'Independence Day'
Will viveu o Capitão Steven Hiller, um membro das forças armadas dos Estados Unidos que precisava ajudar o país a combater uma invasão alienígena.
'Esquadrão Suicida'
Will Smith também participou de alguns filmes de super-heróis, como o personagem Pistoleiro de 'Esquadrão Suicida'.
Até o momento, a BR segue interditada e não há previsão de liberação
Um grave acidente registrado por volta do meio-dia desta quarta-feira (26), envolvendo um veículo de carga e um carro de passeio, deixou a BR 101, em Anchieta, no sul do Estado, totalmente interditada. De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas que ocupavam o automóvel morreram. Até o momento, a BR segue sem previsão de liberação.
Betsy Ayala pesava 118 quilos e tinha uma filha de seis meses, quando viu mensagens que o marido trocava com a amante e a chamava de "vaca gorda". Isso foi usado pela americana como um incentivo para adotar uma alimentação saudável e começar a fazer exercícios físicos. Depois que começou, ela emagreceu 47 quilos e virou uma musa fitness.
A mulher de Houston, Texas, considera a traição do marido uma bênção. "Eu não sabia o que fazer comigo mesmo naquele momento. Isso mudou tudo na minha vida. Eu rezei o tempo todo para que minha vida mudasse e minhas orações foram respondidas apenas talvez não da maneira que eu imaginava, mas eu tive uma segunda chance, recomecei e sou grata por isso", afirmou Betsy ao jornal 'Daily Mail'.
Betsy passou a frequentar a academia pelo menos seis vezes por semana, mas conta que foi difícil abandonar o sedentarismo. "Eu chorava depois de cada treino e foi então que eu decidi que isso não iria me definir. Eu ia mudar para mim e para minha filha. Eu queria que ela estivesse orgulhosa de sua mãe e eu queria ser um exemplo para ela", contou a americana.
Betsy, que sempre teve problemas com o peso, compartilha orgulhosa sua rotina fitness no Instagram, mas ela já teve muitos problemas de autoconfiança. "Eu sempre fui a garota gordinha, nunca fiz esportes ou queria fazer atividade física porque eu estava com sobrepeso. Eu fui intimidada na escola e para mim comer era como automedicação. Tenho ansiedade e em vez de lidar com a verdadeira fonte da minha ansiedade eu comia e era um ciclo vicioso".
Com cenas ao livre e ingressos gratuitos, a peça "Todas as Ruas Têm Nome de Homem" se apresenta em Aracruz no próximo sábado, 29 de setembro, na Rua da Alegria, centro, a partir das 17h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do evento.
A peça não utiliza um espaço único de apresentação, cenas são realizadas em espaços públicos e privados, criando um trajeto pelas ruas da cidade. Os espectadores vivenciam um espetáculo bastante diferente, tendo que fazer escolhas, caminhar e conhecer as histórias de mulheres que vivem em tempos contrários, em 1930 e 2018, em uma verdadeira espiral de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais nas discussões de gênero na contemporaneidade.
Esse é o segundo trabalho do Grupo que estreou em 2016, em Vitória/ES, e agora em setembro inicia uma pequena turnê por cinco cidades capixabas: Castelo, Guarapari, Santa Teresa, Anchieta e Aracruz. O projeto foi contemplado no edital 019/2017 Seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para circulação de espetáculos de teatro produzidos no estado do Espírito Santo.
SERVIÇO: Todas as Ruas Têm Nome de Homem Quando:sábado, 29 de setembro, às 17h Onde:Rua da Alegria, centro – Aracruz Ingressos:Retirada no local, uma hora antes do evento
Crime aconteceu na manhã desta terça-feira, no bairro Ibes e, segundo a vítima, foi motivado por uma discussão a respeito do tráfico de drogas na região
Um adolescente de 14 anos foi detido no final da manhã desta terça-feira (25), suspeito de agredir uma mulher com pauladas na cabeça no bairro Ibes, em Vila Velha. A vítima foi socorrida por uma ambulância do Samu, com vários ferimentos no rosto, e levada para o Hospital São Lucas, em Vitória.
O crime aconteceu por volta das 11 horas, na Avenida Vitória Régia. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi até o local para atender a ocorrência e encontrou a vítima recebendo atendimento médico.
A mulher contou que o motivo da briga foi um desentendimento por causa do tráfico de drogas no local. A vítima também passou as características do suspeito aos militares, que iniciaram buscas pela região.
Ainda segundo a PM, o suspeito foi encontrado em uma motocicleta e sem capacete. Os policiais mandaram o menino parar, mas ele teria desobedecido e tentado fugir.
No entanto, ele foi alcançado na Rua Odete Moreira, no bairro Santos Dumont. Com ele, os policiais encontraram uma sacola contendo 168 pinos de cocaína prontos para venda. O adolescente não disse aos policiais a quem pertence a droga e a quem ele a entregaria.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde confessou ter agredido a mulher com um pedaço de madeira. De acordo com o delegado de plantão, ele alegou que a vítima é conhecida de sua família e que havia furtado R$ 200 na casa dele há dois dias.
O menino alegou ainda que a moto que ele conduzia pertence a um tio e que foi pega sem esse tio saber. De acordo com a polícia, o adolescente possui duas passagens pela Justiça, este ano, por tráfico de drogas.
Renan Conceição da Silva, de 20 anos, estava limpando a casa quando foi morto com um tiro na cabeça
O cabeleireiro Renan Conceição da Silva, de 20 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça, dentro de casa, no final da manhã desta terça-feira (25), de acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O crime aconteceu na rua Baixo Guandu, em Vista da Serra I, Serra. O autor do crime seria um suspeito que pulou o muro da residência. Nada foi roubado no local e não há sinais de arrombamento.
O crime pode estar ligado ao tráfico de drogas no bairro. A irmã da vítima, uma dona de casa de 21 anos, informou para a equipe da TV Vitória, que encontrou o corpo do irmão caído dentro de casa, depois de chamá-lo várias vezes do portão da residência. A jovem informou que o irmão estava limpando o lar quando foi assassinado.
Renan estava solteiro, mas deixou dois filhos, uma menina de um ano de idade e um menino de apenas dois anos. As crianças moram com as respectivas mães, nos municípios de Aracruz e Serra.
A família da vítima e a Polícia Militar receberam denúncia de que um suspeito foi visto pulando o muro da casa, antes de populares ouvirem o barulho de algo semelhante a um tiro de arma de fogo.
Renan morava na casa junto com a mãe e o padrasto. Ambos estavam trabalhando, quando o homicídio ocorreu. A mãe da vítima é diarista e tem 42 anos. A mulher foi avisada por parentes que o filho havia passado mal. Quando chegou em casa, depois de ser levada ao local pela patroa, a diarista passou mal, precisou ser amparada e levada a um posto de saúde.
Segundo a irmã da vítima, o rapaz já havia se envolvido com tráfico de drogas na região. Essa mesma informação foi passada à polícia e está sendo tratada com uma linha de investigação. Recentemente, de acordo com a Polícia Civil, Renan havia sofrido ameaças de morte. O crime foi registrado pelo plantão do DHPP e será investigado na Delegacia de Homicídios da Serra.
O veículo foi encontrado na zona rural de Viana. A PM suspeita que o carro seja roubado
Na tarde desta terça-feira (25), policiais militares de Viana localizaram um veículo carbonizado na divisa entre os municípios de Cariacica e Domingos Martins
Ainda de acordo com a Polícia Militar, a placa do carro não condiz com o chassi, portanto a PM suspeita que o carro seja roubado. O veículo foi encontrado no bairro São Paulo de Baixo, na região da Rota Imperial.
A Polícia Civil informa que o caso seguirá sob investigação na Delegacia Especializada de Roubo a Banco. Até o momento ninguém foi detido.
"Demais informações não serão repassadas, no momento, para não atrapalhar a apuração dos fatos. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque - Denúncia 181 ou pelo disquedenuncia181.es.gov.br, o sigilo e anonimato são garantidos".
Segundo instituto, 500 mil mulheres realizaram pelo menos uma interrupção de gestação em um ano. Isso significa quase uma mulher por minuto
Nos últimos dez anos, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou cerca de R$ 500 milhões somente para tratamentos referentes a complicações decorrentes da interrupção da gravidez. De acordo com uma estimativa do Ministério da Saúde, 250 mil internações por ano estão relacionadas ao aborto induzido irregularmente. Os casos mais extremos, que levam à morte da mulher, chegaram a dois mil na última década.
Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Anis – Instituto de Bioética, uma em cada cinco mulheres até 40 anos realizou pelo menos um aborto. Em um ano, 500 mil mulheres realizaram pelo menos uma interrupção de gestação. Isso significa quase uma mulher por minuto. “Além de um gasto financeiro, é uma perda humana. Isso sem falar nas mulheres que morrem sem nem chegar ao sistema de saúde”, afirma Gabriela Rondon, advogada e pesquisadora do Instituto.
Essas mortes, conforme diz a pesquisadora, são totalmente evitáveis. “O risco de morrer a partir de um aborto legal é insignificante”, diz. “Esses números, porém, revelam uma situação alarmante.”
Hoje, existem três situações em que a interrupção da gestação é permitida de acordo com a legislação: quando não há outro meio de salvar a vida da mulher, a gravidez é resultado de estupro ou ainda em casos de diagnósticos de anencefalia fetal. “Nessas situações, a mulher pode ser atendida em qualquer um dos estabelecimentos públicos de saúde que possuam serviços de obstetrícia”, declarou a pasta por meio de nota.
O problema, segundo o médico e presidente da Comissão Nacional Especializada de Violência Sexual e Interrupção da Gestação Prevista em Lei da Febrasgo, Rosires de Andrade, mesmo nas situações permitidas por lei, há uma parte das mulheres que não têm acesso a esses serviços. “Existem hospitais que não dão assistência e a proibição não é suficiente para impedir que se faça o aborto.”
Complicações por aborto induzido representam a quarta causa de morte materna. As chances de complicações decorrentes de procedimentos irregulares, conforme explica Andrade, são muito elevadas. “Elas podem fazer o aborto com profissionais mal ou bem preparados. Muitas mulheres estão viajando para Portugal para interromper a gravidez.”
Outras mulheres de baixa renda recorrem à procedimentos que lhes impõem uma série de riscos. “Elas podem comprar pílulas abortivas, mas sem saber a dose do medicamento, podem fazer curetagem, que é meio mais feito, ou aspiração”, diz Andrade. Os procedimentos irregulares podem causar diversas complicações que levam às internações. As pílulas podem ter dosagens incertas ou ter procedências duvidosa. Já os procedimentos intrauterinos podem causar infecções, hemorragias e febres.
Descriminalização
Como o aborto é considerado crime no país, muitos profissionais, ao saberem que uma mulher realizou a interrupção da gravidez, chegam a chamar a polícia. “Se fosse descriminalizado, a interrupção da gravidez poderia ser realizada com um controle médico. Quando o procedimento é bem feito, a mulher não se sente mal, julgada ou criminosa.”
Em agosto, o tema da interrupção da gravidez chegou a ser debatido no STF (Supremo Tribunal Federal) para debater a possibilidade de o aborto não ser considerado crime quando feito até a 12ª semana de gravidez. “Há estudos que mostram que outros países que descriminalizaram o aborto adotaram esse marco”, afirma Gabriela, da Anis.
“São mulheres de todas as idades e classes sociais, com todos os perfis que recorrem à interrupção da gestação, mas ainda têm medo porque são vistas como criminosas”, afirma a advogada. “A descriminalização entrou na agenda política do país e cada vez mais se está olhando para os dados com o objetivo de discutir o aborto mais como uma questão de saúde e menos sob o ponto de vista unicamente moral.”
Aborto legal
O hospital Pérola Byington é um dos poucos autorizados a realizar o procedimento de interrupção da gravidez. De acordo com a ginecologista Maria Eugênia de Santi, responsável pelo setor de planejamento familiar, ocorrem, em média, oito interrupções por semana.
Nos casos das gestações mais adiantadas, a mulher passa por uma indução de trabalho de parto. Ela fica internada, medicada e sob monitoramento para observar a dilatação do colo do útero. A partir disso, é feita a curetagem. Caso a gestação esteja no início, o procedimento é mais simples.
“Uma mulher nunca escolhe deliberadamente interromper uma gravidez. Sempre há um custo emocional bastante importante”, diz a ginecologista. “É muito comum ver esse custo nas pacientes que voltam para o consultório depois. Elas acreditam que se trata de uma punição por terem feito uma escolha numa fase anterior da vida.”